- Ano: 2022
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Fotografias:James Brittain Photography
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Fabricantes: AB Applicators Ltd., Alsa Road Construction Ltd., Atlas Anchor Systems (B.C.) Ltd., Burton General Contracting Ltd., CP Distributors Ltd., Calibre Coatings Ltd., Creative Door Services Ltd., Crosstown Heating and Ventilating (Calgary) Ltd., Custom Electric Ltd., Dura Stainless & Sheet Metal Mfg. Ltd., Durwest Construction Systems (Alberta) Ltd., EllisDon Construction Services Inc., Enmax Power Corporation, Ferguson Corporation, Flynn Canada, Geba Interiors Ltd., HCM Contractors Inc., Harris Rebar d/o Harris Steel ULC, Heavy Industries Theming Corp., IB Jensen Masonry Ltd., +15
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Calgary, Canadá, exigia um estacionamento no centro, a fim de liberar alguns lotes para novos empreendimentos. Compreendendo a probabilidade de obsolescência futura do edifício, os funcionários municipais também queriam uma solução criativa que justificasse os gastos. Sendo assim, a cidade solicitou à 5468796 Architecture, em colaboração com a Kasian Architecture Interior Design and Planning, um projeto para um estacionamento com 510 vagas que poderia ser facilmente convertido em um edifício comercial, industrial leve ou residencial. O local do projeto - adjacente à nova Biblioteca de Calgary, à Prefeitura de Calgary e ao Studio Bell (o Centro Nacional de Música) - incluiu uma servidão não edificável para um túnel subterrâneo de metrô, cortando o meio do terreno e representando uma perda de 20% na área edificável.
A solução da equipe de projeto é um edifício na forma de uma hélice elíptica, preenchendo a servidão, recuperando assim grande parte do terreno. Os veículos entram no mesmo nível, diretamente na servidão. A elipse cria um grande pátio interno na largura da rua e plataformas de 12 metros as quais, com o tempo, permitirão que a luz solar e a ventilação permeiem os interiores em várias direções. O piso sobe em uma inclinação gradual de 1-2% para evitar a necessidade de rampas de veículos que eventualmente precisariam ser removidas. Pés-direitos de 4 metros, vãos livres e capacidade de carga universal contribuem para uma variedade de mudanças graduais com ramificações de baixo custo.
A entrada de veículos, com espaços amplos que permitirão a manutenção do túnel subterrâneo, é ladeada por acessos de pedestres e bicicletas, além de atividades como uma quadra de basquete, ativando a fachada ao longo da 9ª Avenida e enquadrando a margem sul do bairro East Village em desenvolvimento. Balizadores esféricos, placas de concreto colorido no chão e espelhos convexos de trânsito no teto garantem que o pátio central seja um lugar animado e vibrante com uma estética distinta e memorável, enriquecida por equipamentos públicos adicionais, incluindo um café e espaço para exposições ao ar livre.
A estrutura é envolta em uma proteção distinta, elevada estrategicamente ao redor do perímetro para fornecer acesso aos pedestres, bicicletas e veículos. Esse elemento sustenta uma malha de granulação fina que atua hoje como um guarda-corpo para os pedestres, enquanto acomoda de maneira fácil e barata a conversão futura em varandas residenciais/comerciais sem necessidade de esforços adicionais.
No meio do processo de projeto, o cliente solidificou uma parceria com a Platform, um centro empresarial para a crescente comunidade de inovação da cidade. Este foi o primeiro teste do desenho adaptável – exigindo a conversão da planta em um espaço de escritório aberto e flexível que pudesse ser facilmente modificado para uso individual ou para pequenos e grandes grupos, ocupando o ambiente diária, mensal ou anualmente. A equipe de projeto propôs que a empresa ocupasse os dois primeiros níveis do edifício para animar a fachada da rua e criou uma rampa veicular suspensa com uma estrutura leve cortando o espaço aéreo central, para remover o circuito veicular de dentro da estrutura e oferecer uma experiência inesperada ao usuário. Esta rampa pode ser facilmente removida posteriormente se o acesso veicular não for mais necessário.
No interior, foram retiradas seções do segundo andar e criado um “pitch stage” (uma espécie de palco para palestras) que funciona como a entrada, a ligação entre os dois níveis e o ambiente que incentiva reuniões organizadas e improvisadas. Os seis níveis sucessivos compreendem 26.0000 metros quadrados de estacionamento, com rotas de pedestres e vistas elevadas em todas as direções. A circulação clara, simples e de direção única é explicada com orientação distinta - também criada pelos arquitetos como uma extensão do projeto do edifício.
Em sua próxima "vida", o edifício poderá ser convertido parcial ou totalmente, gradual ou rapidamente, para um ou mais usos. A inclinação leve fornece um piso "plano" dentro de tolerâncias aceitáveis para escritórios de classe B ou C ou espaço industrial leve. A espiral imperceptivelmente cria uma planta 'infinita', permitindo grande flexibilidade no futuro. Conversões residenciais podem ser alcançadas com a adição de um material de cobertura.